segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Amor Adolecente :Como lidar com ele ?

O tempo passa para todo mundo e, para a maioria das pessoas, chega o momento de viver o primeiro amor. É aquela paixão intensa, aquele amor carinhoso, vontade de fazer tudo sempre com a mesma pessoa. Mas, nos dias atuais, como é viver tudo isso para os adolescentes? E como os pais devem agir diante de um cenário tão desconhecido para eles?
Para a psicóloga Kátia Lopes, o primeiro passo para os pais é entender que a fase da adolescência é diferente nos dias de hoje. “Antigamente, uma menina de 8, 9 anos, brincava de boneca. Mas, nos dias atuais, ela já se interessa por esmalte, roupas, penteados. A visão dos adolescentes é muito mais madura.”
Já o segundo passo é a inevitável conversa. “Os pais devem chamar os filhos para conversar, explicando o que é esse primeiro amor, seus prós e contras, e trazer o adolescente para mais perto, como amigo, para deixá-lo à vontade para perguntar o que quiser. Porém, atenção: tem que ser amigo sem deixar de ser pai, ficando bem claro que não é tudo que o filho trouxer de novo que será aceito”, explica a psicóloga.
Kátia também enfatiza que é importante que os pais estejam atualizados sobre o que está acontecendo no mundo. “A liberdade em relação ao sexo, às drogas. Eles têm que saber qual a informação que o filho possui sobre tudo, onde as buscou e como absorveu cada uma delas.”
Além de serem amigos, observadores, os pais também devem saber participar da vida do filho, para trazê-lo cada vez mais para perto. “Levar e buscar nos lugares, conhecer os amigos e seus pais, enfim, ter a casa sempre aberta para as pessoas que se relacionam socialmente com o filho.”
Mas é claro que um namoro adolescente também precisa respeitar as regras dos pais. “É preciso fazer os filhos entenderem que o estudo está em primeiro lugar, além de colocar limites de horários, sempre trabalhando o ‘combinado’ com eles, ou seja, mostrar que há coisas que são obrigações dos pais, mas outras, do filho, como estudar”, aponta a psicóloga.
(Obs: Texto tirado do site http://www.arcauniversal.com )
(Obs: Meu blog vai ter uma abreviação assim  MM (Make Mania) )
Ps;Bruna Scarparo ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário